Nossa História

1999

2001

2003

Quem passa pela Avenida Beira Mar Norte, ao longe visualiza a Ponte Hercílio Luz. O que muitos não imaginam é que em baixo do maior cartão postal de Florianópolis encontra-se uma pequena praia. A praia da Arataca. Além de uma beleza surreal e da melhor vista para a baía sul, o local possui uma rica história. Este recanto pitoresco abrigou o Estaleiro Arataca, a principal empresa naval da cidade no século 20. É neste mesmo local que hoje funciona o Restaurante Píer 54. Um local destinado a receber turistas e moradores que buscam uma alta gastronomia e serviço de qualidade e o mais importante, preservar a cultura e memória deste local que, foi as portas para o crescimento da capital catarinense.

Esse encanto do Arataca prende, sobretudo aos marujos. Uma vez, já há anos, no Desterro, referindo-se as belezas naturais da ilha, um escritor chamado Virgílio Várzea descreveu, em um de seus livros, de uma forma tão realista e bela que cada trecho das belezas narradas são quase uma poesia… e para esta Prainha ele diz:
Entre a ponta da Rita Maria e a do Estreito, onde se acha o Forte de Sant’Ana, existe a praiazinha da Arataca, de 200 metros de extensão mais ou menos, talhada de forma de alfanje e pautando, com a sua barra de areias claras, a verde colina tapizada de grama que se eleva pouco e pouco até ao morro do Cemitério. É um sitio quase desabitado, mas de uma disposição geológica tão caprichosa e artística, assim encravado como está nesse sopé recurvo de outeiro, no agrupamento pitoresco de rochas que o fecham pelo sul e na placidez espelhada de suas águas, que dir-se-ia nele pairar como a espiritualidade de um desses recolhimentos marinhos onde uma inexplicável poesia misteriosa, nascida de própria solidão e do vago, empresta as coisas um aspecto e uma expressão ideal.
Esse encanto da Arataca prende, sobretudo aos marujos; e disso tivemos uma prova inequívoca, quando, uma vez, já há anos, no Desterro, referindo-nos à beleza natural da Arataca, ouvimos ao ilustre Almirante Saldanha da Gama, as seguintes espontâneas e expressivas palavras: “Não sei que simpatia me arrebata por essa pequena praia. Tenho já viajado grande parte do globo, mas ali que desejo acabar os meus dias. E para ali virei viver, certamente, apenas me reformar. Para mim não há outro lugar, em todo mundo, mais propicio à meditação e ao repouso de um homem encanecido na labuta do mar…”
Nesta pequena enseada junto ao Forte Santana, Carl Hoepcke construiu em 1907 o Estaleiro Arataca.
Composto de varias edificações e de uma “carreira” para os navios, tal estaleiro serviu para prestar serviços especializados, construindo não só aos Navios da “Empresa Nacional de Navegação Hoepcke”, como também prestando serviços para a sociedade através de serviços de manutenção em barcos. Não muito tempo depois, na década de 40, o Estaleiro Arataca produziu os famosos veleiros “Classe Brasil”.

Trecho da Obra de Virgílio Várzea “Santa Catarina. A Ilha” publicado em 1900.

2000

2002

Alguns anos se passaram e o porto acabou sendo extinto, a Baia Sul foi aterrada, o Arataca desativado e seus empregados colocados a disposição do 5. Distrito Naval.

Meio Século se passou e a velha oficina de barcos foi restaurada, e em 1999, nasce o “Restaurante Píer 54”.
Assim, resgatando a História Açoriana da Antiga Desterro e agora Florianópolis, e valorizando as belezas da Ilha.

O Restaurante Píer 54 veio a se tornar uma das grandes atrações turísticas da Cidade.
Oferece tudo com o que sonhava o Almirante Saldanha da Gama: um local para se perder no tempo onde você pode desfrutar do visual para a Bahia, das Pontes, e um delicioso jantar com pratos típicos da Ilha ao som de um piano.
Pier 54, um lugar de extremo bom gosto para o seu melhor Happy hour, um jantar ao som de Piano com uma cozinha voltada aos frutos do Mar, com produtos e costumes Regionais com um toque de sofisticação dado pelo bom gosto do seu chefe, ou ainda um cenário perfeito para tornar seu evento um Cartão Postal!

O que lhe oferecemos

No Píer você um ambiente aconchegante e de bom gosto, com Deckes panorâmicos de frente para baía sul, exposição permanente de fotos históricas da construção da Ponte Hercílio Luz e do Antigo Estaleiro Arataca.
Adega climatizadauma equipe treinada e comandada pelo nosso maître que pode lhe auxiliar na combinação perfeita do seu prato escolhido com um bom vinho. Cozinha regional, respeitando as tradições e produtos da região, sempre com um toque especial da cozinha internacional.

Na área da alimentação, nos preocupamos também com a saúde e a responsabilidade ao servir o alimento; para este fim somos treinados e agraciados com selo de “ Alimento seguro – PAS “, para os clientes com necessidades especiais com alergias, silíacos e outros, dispomos de um atendimento diferenciado, apenas com reserva antecipada. Bar, com excelentes bebidas, drinques e Chope gelado, administrado pelo Bar man  que prepara dos tradicionais aos mais  inovadores coquetéis.Estamos treinados para atendê-lo a qualquer momento, seja para o seu jantar, seu almoço de negócios, seu evento.
ARQUIVO DE VÍDEOS